31.12.06

Dilema moral



Ser contra a pena de morte e mesmo assim achar que foi feita justiça.

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu sou a favor da pena de morte e acho que se fez justiça!
E acho que a posição de amsa é do mais cómodo que há!
É um NIM GRANDE!

Lá irei eu ser outra vez LAPIDAR e dizer o que toda a gente sabe:
É fácil ter opinião, porque esta é sempre condicionada pelo presente e quando o presente muda a opinião se não muda é porque se é burro.
MAS... enforcar um tipo não dá para tirar a mão e pedir desculpa.
Ter-se-á que viver com aquilo todo o resto da vida e é aí que se pode dizer: concordo porque eu faria igual e viveria com isso, para o bem e para o mal!
O gesto é diferente da opinião e a pergunta que se deveria fazer não é: concordas com a pena de morte? mas: tu serias capaz (isto é: alguma vez arcarias com todas as consequências) de condenar à morte, com toda a população (os amorfos (80%), os decididamente pró e os decididamente contra) a observar-te e a criticar-te???

Eu acho que era!
E era, porque entendo que o exercício do poder tem regras e consequências, e uma consequência para quem não põe limites à sua actuação é esta.

Esta é uma regra do jogo que vem desde que o homem é homem.

O Bush já deve ter sido condenado á morte milhares de vezes e muitos dos seus soldados foram executados em sua vez!

Anónimo disse...

O último czar Russo foi Nicolau II que foi assassinado junto com sua esposa e suas filhas no porão da casa Ipatiev na cidade de Ekaterimberg em julho de 1918, após a revolução de 1917.

Anónimo disse...

Göring não convenceu os juizes que o consideraram culpado de todas as acusações e o condenaram à morte por enforcamento. O Reichsmarshall, entendendo que a forca não era um fim glorioso para um soldado requereu que fosse executado por um pelotão de fuzilamento, o que foi negado. Em 15.10.1946, duas horas antes de sua execução ocorrer, Göring cometeu suicídio na sua cela ao ingerir uma cápsula de cianeto que ele tinha conseguido esconder dos seus guardas durante o cativeiro. o seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas ao vento.

Anónimo disse...

"Eu sou a favor da pena de morte"... ó folha seca, lamento e morro de pena!

Decididamente, a justiça não é o que cada um é capaz de fazer e suportar!

Anónimo disse...

Execution Approaching for Longest Serving Inmate on Texas Death Row
Posted: January 2, 2007
One of the first inmates scheduled to be executed in 2007 is Ronald Chambers, who has been on death row since Gerald Ford was President, and longer than any other inmate in Texas. He is facing execution on January 25, thirty-one years after he was first sentenced to death for murder.

Isto é que eu acho inaceitável: 31 anos depois e depois definem o novo sindrome: O sindrome do Corredor da Morte.

wolverine disse...

Caro folha seca,
tal como já disse eu sou contra a pena de morte.
Acho que a lógica do olho por olho dente por dente teve o seu espaço lógico algures no contexto da longínqua idade média e só se mantém actualmente em sociedades que pararam no tempo. A existência da pena de morte nos EUA está relacionada com a sua (mais que duvidosa) capacidade dissuasora sobre os criminosos e com uma mentalidade religiosa e extremista, que mata ao mesmo tempo que invoca o nome do senhor (paradoxalmente o mesmo que se vê no pior do Islão...)

Quanto ao meu dilema, a verdade é que não me incomoda que Saddam tenha sido morto porque pura e simplesmente não há dúvidas acerca das atrocidades que o homem cometeu. Não há esperança de reabilitação do indivíduo nem de redenção social que justifique uma sentença de prisão (mais ou menos longa). É um "NIM"? Talvez. Ou talvez represente apenas uma admissão de que há temas que são verdadeiras áreas cinzentas, com duas barricadas de gente cheia de certezas lapidares (e contrárias!!)e uma imensa terra de ninguém no meio.

Mas aquilo que não poderia nunca acontecer seria Saddam ser castigado com um máximo de 25 anos (máxima pena aplicável em Portugal).

Anónimo disse...

Eh Pá! Parece que queriam enforcar e por se terem enganado no peso que um frágil pescoço consegue suportar (principalmente quando o corpo pesa mais de 80Kg), acabaram por decapitar.
!!!!Desculpe !!!!

Jesus Christ!!!

Vamos começar de novo, desta vez com a corda mais curta meio metro a ver se dá! e o sr. por favor faça um bocadinho de força, dê um jeitinho, ponha-se tenso na hora! tá??? Evite descontrair!