4.1.07

Uma praga dos tempos modernos

Fiel a uma estratégia gizada há uns anos, neste Natal e passagem de ano voltei a não responder a nenhum dos sms que recebi e voltei a não ter a iniciativa de os enviar.
Sem surpresa, e confesso até que com alguma alegria, verifiquei que lentamente, quase de forma imperceptível, os frutos deste não labor, desta estudada indiferença vão aparecendo e se há uns anos via o meu telemóvel apitar irritante e incessantemente com dezenas de mensagens pré-formatadas e pretensamente engraçadas, este ano recebi apenas 4.

Nas palavras de um tipo com o qual muitas vezes discordo:
"...as pessoas deixaram de conversar porque a conversa, no sentido mais elevado do termo, implica disponibilidade, gentileza e imaginação. Por isso se enviam estes farrapos de conversa, que significam nada porque nada é o que as pessoas têm cada vez mais para dizer umas às outras..."
João Pereira Coutinho, Expresso 30.12.2006

3 comentários:

Anónimo disse...

Se muitas vezes discorda do que diz ou escreve esse tipo que cita, teria agora mais uma oportunidade de discordar.
Um cartão, uma mensagem, um telefonema, são manifestações de simpatia, de amizade, de necessidade de mostrar existência, de dizer que nos lembramos da pessoa a quem nos dirigimos. Acontece, nalguns casos, ser nestas ocasiões festivas que estes gestos vêem à mente. Reavivar, por esta via, contactos que o afastamento físico vai diluindo, parece-me positivo, independentemente de qualquer conotação religiosa.
Eu, que me tinha esquecido de lhe repetir os meus votos de um Feliz Ano Novo, venho agora fazê-lo, com toda a sinceridade, para Si, para sua Ex.ma Esposa e para o Benjamim João, dispensando-o, porém, de me agradecer, para não quebrar a decisão que tomou de rejeitar estas formalidades.

wolverine disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
wolverine disse...

caro ber latino,
se algures na sua ocupada agenda conseguir encontrar tempo para voltar a ler o post original vai certamente reparar que me refiro somente aos sms (e em especial às mensagens pré-formatadas).
Para mim uma manifestação de amizade não pode passar por enviar uma mensagem tipo chapa 5, igual para todos os tipos na lista de contactos.
Assim sendo, cá vai com todo o gosto:

Que o ano que agora começa,
Traga para ber latino engenheiro,
Todas as coisas boas que peça,
Saúde, amor e dinheiro.