Depois de várias semanas à espera da chegada dos livros de reclamações devido "a ruptura de stock" (o que é no mínimo estranho tendo em conta a recente obrigatoriedade e previsível aumento da procura, mas adiante...) vou hoje afixar nos consultórios o aviso que dá conta aos clientes desta possibilidade de exercerem o seu direito de queixa/reclamação/revolta contra algo e/ou alguém que os tenha desagradado.
Antes de mais e para evitar más interpretações deixo desde já bem explícito que concordo não só com o conceito do livro em si, mas também com a obrigatoriedade de todos os estabelecimentos que prestam serviço ao público o terem de possuir, independentemente da área de trabalho. É sem dúvida importante que um cliente, no caso de se sentir mal tratado, possa protestar oficialmente e tenha pelo menos a esperança que isso acarrete alguma consequência para o prestador do serviço.
Mas a mim o contrário também me parece válido, ou seja, se o paciente x achar, por hipótese, que se o dente que eu lhe tratei continua a doer ou partiu então a culpa é necessariamente minha e toca a reclamar por escrito, eu, prestador do serviço, também quero poder deixar em acta que o paciente x é, por hipótese, um valente porco que só lava os dentes quando o rei faz anos, que acha que fio dental é um tipo de cueca, que se alimenta à base de bolos e chocolates, que falta frequentemente às consultas só aparecendo quando os "comprimidinhos" que lhe deram na farmácia já não aliviam a dor e que tendo sido instruído que devia evitar alimentos muito duros chega com ar deslavado a dizer que partiu o dente a tentar abrir uma cervejinha.
Já sei que posso fazer tudo isto no direito de resposta a uma eventual reclamação, mas isso é desde logo uma posição defensiva, tipo réu a alegar inocência, o que não me agrada.
Assim sendo, e num mundo ideal, o paciente x poderia trazer também consigo o seu próprio livro de reclamações, um conceito que me parece não só liberal como também democrático.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Arquivo do blogue
-
▼
2006
(141)
-
▼
março
(16)
- Amanhã estarei aqui. A pôr em prática os meus vast...
- Como????
- Fanáticos vs. desenhos animados
- Descarga de bílis (ii)
- Descarga de bílis (i)
- Ainda se não houvesse dicionários...
- A Rádio. Esse perigo.
- Os franceses na merde
- Relato
- Mais uma história de consultório
- Maus hábitos
- Saudades do meu Porto
- Um homem bom
- Liberal?
- SLB
- Quero reclamar...
-
▼
março
(16)
1 comentário:
Já que estamos em maré de reclamar,aqui estou eu a manifestar o meu desapontamento por não ver, há 3 dias (!!!!) nada de novo para apreciar ou, se me sentir à altura, para aqui deixar o meu comentário.
Enviar um comentário