23.12.05

Uma homengem e um aviso...


Guimarães 0- Porto 2
Mais um jogo. Mais uma série de arrancadas perigosas. Mais um golo só ao alcance dos verdadeiramente predestinados.

Ricardo Quaresma é hoje em dia o jogador português em melhor forma. Ponto. Deixou de ser um "brinca na areia" algo inconsequente para se tornar aquilo que os gajos que supostamente inventaram o pontapé na bola chamam de "team player".
Para além dos golos (fabulosos!!) que marca e dum leque de dribles estonteantes, o homem faz assistências sem conta, não tem medo de ir para cima dos adversários arrancando assim faltas e cartões, corre do princípio ao fim e para espanto geral (e mérito daquela triste descupa de treinador que dá pelo nome de Co) ajuda os colegas a defender. Estamos pura e simplesmente na presença de um génio na arte de jogar à bola.
A única alma no mundo, na europa e quiça no país que parece não ver isto tem infelizmente como profissão ser seleccionador nacional. Já sei que o homem é de ideias fixas. Já sei que é mais fácil um paralítico andar, um cego ver, um surdo ouvir e o Cavaco comer de boca fechada que o homem mudar de opinião. Mas PORRA!!
Alguém lhe meta na cabeça, nem que seja preciso uma trepanação à antiga, que nos 20 jogadores de campo que ele vai levar à Alemanha este cigano de ouro tem que caber. Obrigatoriamente. Muito mais que as outras opções que ele tem tomado para os flancos. E atenção que não falo só de Luís Boa Morte. Falo também de Simão Sabrosa. E falo da nova vaca sagrada dos nossos comentadores desportivos (aquele enorme poço de talento, potencial, ego e malabarismos circenses quase sempre inutéis) a super vedeta Cristiano Ronaldo, que diga-se está numa forma perfeitamente assustadora e a viver do nome que leva na camisola.
Termino chamando a atenção da PJ, do Procurador Geral da República e Ministério Público, do Governo, da oposição, do Presidente da República (o actual e o próximo) e demais orgãos de relevo nacional. Já sabemos que há muita gente que advoga a vossa crescente inutilidade e ineficácia. Fica desde já o aviso e a oportunidade de demonstrarem o contrário, ajudando a evitar aquilo que Scolari se prepara para fazer a Ricardo Quaresma (sem outro motivo aparente fora ser jogador do FCP).
Não é só uma gritante injustiça e um grave erro desportivo. É incompetência. É gestão danosa com dolo. É traição à nação futebolística. É CRIME!!! Não merecerá cadeia, mas merece certamente despedimento com justa causa e pontapé no cú.

Sem comentários: