28.11.05

A origem das palavras

Estudar a origem das palavras para melhor entender o seu significado pode ser um jogo perigoso. Eis alguns exemplos:

Candidato- "do latim candidatus, termo ligado ao adjetivo candidus, que significa, segundo o dicionário Houaiss, “branco, alvo, cândido; vestido de branco; radioso, brilhante; belo, formoso; sereno; feliz, ditoso”. "Na Roma Antiga, os candidatos a qualquer cargo público só se apresentavam diante de seus eleitores com roupas imaculadamente brancas, daí a palavra."
Tendo em conta o estado e o nível dos políticos actuais sugiro que os passemos a designar de outra forma...

Coitado- por razões óbvias (quem não conhece a expressão coitado é corno...) é legítimo pensar que poderia vir do "termo coito, cópula, e significar em sua origem “submetido a coito, fodido”. "Coito, por sua vez, vem de uma forma nominal do verbo latino coire – ir com, engajar-se em sexo com – que encontra eco numa expressão ainda popular como “ela vai com qualquer um”. Coitado, por seu turno, é só o particípio do verbo coitar (fazer sofrer, atormentar), hoje em desuso, descendente do latim vulgar coctare e inteiramente desvinculado de coito."

(para não dar uma de Clara Pinto Correia: este post foi tirado e adaptado de nomínimo, de um artigo do colunista Sérgio Rodrigues)

Sem comentários: