4.11.05

Parcialidade, dissem eles...


Foi consumada nos últimos dias a venda de parte da Media Capital (cerca de 30%) ao grupo espanhol Prisa. Ora, a Media Capital é a detentora daquele posto de emissão de novelas portuguesas e reality shows que dá pelo nome de TVI. Por seu lado, a Prisa controla um vasto império de comunicação social, possuindo títulos como o jornal El Pais (considerado pelos especialistas como um dos melhores não só de Espanha como tb. a nível europeu).
Este negócio tem levantado algumas questões cá no burgo porque o grupo Prisa é considerado como muito próximo do PSOE de Zapatero, o que poderia querer dizer que o nosso governo estaria a tentar controlar de algum modo a linha editorial e política da TVI. Na linha da frente desta campanha de alerta está o insuspeito jornal do saco de plástico, que por acaso é propriedade do grupo Impresa, por acaso controlado pelo Dr. Balsemão, por acaso fundador do PSD e por acaso também detentor da estação televisiva SIC (tb. conhecida como posto de emissão de novelas brasileiras...)
Ora meus amigos, já dizia o outro há pouco mais de 2000 anos que quem tem telhados de vidro...

Hoje em dia, quem controla a informação controla o poder já que mais do que aquilo que verdadeiramente se faz o que conta é a percepção que chega à opinião pública. Não é por acaso que todos os governos têm a tentação de puxar os cordelinhos dos media.
É sem sombra de dúvida fundamental saber interpretar o que lemos/ouvimos à luz de alguns factores: quem é o responsável pela notícia, se tem alguma relação/interesse directo com o tema tratado, a quem pertence o meio de comunicação e quem são os seus maiores patrocinadores, etc...

Sem comentários: